13 de fev. de 2017

{Projeto Hogwarts} #1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal


Olá, meus amores. Tudo bem com vocês? Como já mencionado em uma postagem anterior do blog (post aqui), estamos realizando o Projeto Hogwarts. Este consiste na leitura da famosa (e maravilhosa) saga Harry Potter. Estou relendo os livros depois de alguns anos e estou amando reviver as tantas emoções que experimentei no passado. Logo, hoje venho falar um pouco sobre inspirações em coisas já existentes que J. K. Rowling, a autora (deusa) da saga de livros, teve para a criação de alguns componentes literários: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Pomo de ouro

O pomo de ouro, também chamado de maça de ouro, aparece tanto na mitologia grega como na mitologia nórdica. O objeto é um artefato presente em muitas lendas e em diversos contos de fadas. Muitas vezes, o herói tem a missão de resgatar a maça dourada das mãos de quem a roubou ou a escondeu. Pode-se perceber a existência de uma analogia entre as estórias mitologias com a função do apanhador do jogo de Quadribol – o esporte mais popular do universo de Harry Potter –, que é resgatar o pomo de ouro para que assim o jogo chegue ao fim (sua captura garante 150 pontos ao time).

Atena e o "pomo da discórdia"

Escadas de Hogwarts

As escadas do castelo da Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts foram inspiradas nas singulares escadas da Livraria Lello (também conhecida por Livraria Lello & Irmão ou Livraria Chardron), considera uma das livrarias mais bonitas do mundo todo. Ela está localizada na cidade de Porto, em Portugal, onde J. K. Rowling viveu durante um período de sua vida (entre os anos de 1992 e 1993). Pode-se perceber a semelhança a partir do formato e do acabamento lateral das escadas. Por essa razão, a livraria portuense foi selecionada para o lançamento do livro Harry Potter and The Cursed Child.

Foto do interior da Livraria Lello


Nicolau Flamel e a Pedra filosofal

Nicolas Flamel (Pontoise, 1330 — Paris, 1418), em português Nicolau Flamel, personagem citado no primeiro livro da saga, realmente existiu. Como no universo de Harry Potter, ele ficou conhecido na história por seus estudos de alquimia e por supostamente ter criado a pedra filosofal, uma substância mística. Esta poderia produzir o elixir da vida (uma poção que curaria todas as doenças, inclusive a morte) e possuiria o poder de transmutação de metais inferiores em ouro. No livro, o alquimista foi amigo e colega do diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore (fodão), e viveu durante seiscentos e sessenta e cinco anos.


Nicolas Flamel, de acordo com uma gravura do século XVII

Os uniformes dos alunos de Hogwarts

Foi nos trajes dos alunos da Universidade de Porto que a autora da saga se inspirou para a criação das longas capas negras que fazem parte do uniforme dos estudantes de Hogwarts.

Alunos uniformizados da Universidade de Porto

E aí? Você já tinha conhecimento sobre algumas dessas inspirações? Sabe de mais alguma?
Gostou do post? Comente e deixe sua opinião.
Obrigada por seu tempo.

Beijos, Jess.

73 comentários:

  1. Nossa! Muito legal! Se eu te contar uma coisa vc vai rir, sabe quem é fã d+ dessa saga? Meu pai! Vou enviar seu post para ele! Ele vai amar tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Hahaha, que interessante! Harry Potter, apesar de ser uma saga infanto-juvenil, atinge várias idades, não é mesmo? Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  2. Que legal saber que voce esta lendo o livro novamente, eu era muito apaixonada por Harry Potter, mas, nem ligo tanto mais. So que meu sonho era estudar la e usar esse uniforme! ^^
    Amei seu post, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda. Acho que Harry Potter representa um marco na vida de diversos leitores. Quando se é mais jovem, a leitura é com certeza mais emocionante, à medida que vamos crescendo começamos a olhar de maneira diferente para muitas coisas que antes eram incríveis para nós. Mas essas coisas não deixam de ser boas por isso, apenas não causam o mesmo impacto na gente. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  3. Gente... não sabia de tudo isso!! Que máximo ela se inspirar em várias coisas do nosso mundo e também de mitologias para criar o livro. Sempre achei fantástico livros que contém referências de vários lugares, isso mostra que o autor pesquisou muito para escrever o livro. Ainda não li a saga, mas quero muito ler xD
    Amei as curiosidades!!! <3
    Beijooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yanna. Também acho muito interessante. Então corre pra ler. Aproveita e engata no Projeto Hogwarts. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  4. Que legal!! Adoro Harry Potter e já li todos os livros, tenho vontade de reler, mas tem tantos outros na frente... Bem interessante essas analogias da saga com Portugal, como a livraria e os uniformes (ambos um sonho pra qualquer um, né?). Beijoos!!

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda. Realmente, isso requer tempo hahaha. Ah sim, com certeza. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  5. Que post mais legal! Sou super fã do universo de Harry Potter, então morri de amores pela ideia desse projeto. Adorei saber essas curiosidades, eu só sabia dobre o uniforme, muito legal poder entender um pouco mais sobre essas referências. Eu já li a saga completa 3 vezes, mas fiquei com vontade de ler de novo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evee. Uau, você realmente é uma potterhead hahaha. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  6. Eu devo ser a unica pessoa no mundo (que ama ler) que não gosta dos livros e nem dos filmes do Harry Potter. Porém acho legal as ideias e as vestimentas deles, amei o post bem diferente das resenhas que costumo ler <3

    maduogeda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Madu. Você não é a única, conheço outros por ai hahaha. Cada um tem seu gosto, não é mesmo? Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  7. Olá! Menina amei teu post! Bom, confesso que não sou fã da saga Harry Potter, mas você pegou no meu ponto fraco: referências! Adoro essa coisa de ver referências nos livros, séries e filmes... E cara, vou te falar, como eu queria entrar AGORA pra Universidade do Porto pra usar esse uniforme maneiro... Na federal só vê o povo na moda cirandeiro de esquerda, triste... kkkkkkkkkkkk

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inajara. Hahaha referência é vida <3. Esse uniforme é um sonho mesmo. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  8. Cara, por isso que eu gosto de ler blogs! Sempre tem algo que não sabemos e que gostamos de saber.
    Fiquei impressionada e encantada com o Uniforme da Universidade de Porto! Os alunos deve adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitoria. Eles são lindos mesmo, também adorei. Obrigada pelo comentário <3. Beijos.

      Excluir
  9. Oi Jess!

    Amei esse post! Sou super fã da saga e você me deu uma ideia maravilhosa : reler os livros!
    Melhor ainda se eu reler para os meus filhos antes deles dormirem! Eles só tiveram contatos com os filmes e MERECEM ouvir toda =essa história encantadora!


    Beijos! Nathy Bueno www.ocaosfeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathy. Ai que lindo, faça isso. Eles vão adorar. Muito obrigada <3. Beijos.

      Excluir
  10. Oi Jess que post maravilhoso, eu sabia sobre o pomo de ouro e de Nicolau Flamel, e fiquei mais ainda encantada a respeito das escadas de Hogworts, fiquei imaginando como seria essa livraria, com certeza uma inspiração que deu muito certo. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danielle. Que bom que gostou. A livraria Lello deve ser maravilhosa. Muito obrigada <3. Beijos.

      Excluir
  11. Além da historia de Nicolau Flamel, não tinha visto nenhuma das outras. Adorei o post, fiquei com super vontade de visitar essa livraria, deve ser linda!
    Beijos.

    https://freetimenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia. Com certeza, qualquer leitor amaria. Muito obrigada <3. Beijos.

      Excluir
  12. Que post curioso! Não sou fã de Harry Potter, mas mesmo assim amei saber sobre essas coisas. Achei muito criativo e que foda que você saiba dessas coisas. Me arrependo de não ter lido enquanto era tempo, agora é minha irmã que adora, mas ainda está na fase de só assistir aos filmes hahahah Parabéns e beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luisa. Que isso, nunca é tarde para ler Harry Potter. Apesar de ser uma saga infanto-juvenil, é muito interessante. Dê uma chance. Muito obrigada <3. Beijos.

      Excluir
  13. Não conhecia nenhuma dessas inspirações ,gosto muito de ler e sagas assim me dar uma certa curiosidade em ler cada vez mais ,vou pôr na minha listra de livros para ler .Parabéns pelo post ,você escreve muito bem...Beijos,sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivia. Que bom que o post atiçou sua curiosidade, fico feliz em saber. Muito obrigada, você é muito gentil <3. Beijos.

      Excluir
  14. Harry Potter é cultural do começo ao fim!
    Essa do Uniforme é uma baita novidade.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helana. Com certeza <3. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  15. Que demaissssss! Eu até conhecia algumas coisas, mas é legal rever *-*
    Esse uniforme, mds, que maravilhoso. Pq não temos algo assim aqui hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana. Pois é, um sonho em forma de uniforme hahaha. Obrigada pelo comentário <3. Beijos.

      Excluir
  16. Oii. É muito legal comentar sobre as inspirações da autora. Adorei *-* Dos citados só sabia que Flamel realmente existiu. Os outros nem fazia ideia...
    Estou relendo a saga também :D Quase terminando As Relíquias da Morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula. Muito obrigada <3. Que bom! Boa leitura pra você. Beijos.

      Excluir
  17. Eu gosto bastante do universo de Harry Potter e achei bem interessante a sua postagem, algumas dessas coisinhas eu já sabia mas achei bacana poder ter surpresas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz. Muito obrigada <3. Fico feliz em saber que gostou. Beijos.

      Excluir
  18. Antes de tudo, parabéns pelo post. De HP gosto demais dos filmes e quero muito ler os livros, eu não conhecia as referências e inspirações da autora para o seu universo e gostei bastante do conteúdo aqui apresentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo. Muito obrigada. Corre então para ler, se gosta dos filmes, vai adorar os livros. Entre no Projeto Hogwarts com a gente. Beijos.

      Excluir
  19. Oi!
    Que legal poder saber essas curiosidades sobre a saga, deixa tudo ainda mais interessante pra quem já leu os livros. Fiquei encantada em saber que realmente há alunos que usam uniformes tão legais (e me deu um pouquinho de inveja, confesso haha) e apaixonada por essa biblioteca tão linda. Adorei o seu post, foi uma ideia muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa. Que bom que gostou, fico contente. Sim, os uniformes são lindos e a biblioteca é maravilhosa. Muito obrigada <3. Beijos.

      Excluir
  20. Oie...
    Que post sensacional!
    Achei o projeto muito legal e, inclusive, me deu vontade de sair relendo tudo dessa autoora maravilhosa!
    Não sabia dessas inspirações, mas, gostei muito de conhecer...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane. Muito obrigada <3.Então embarque nessa com a gente,se te deu vontade. Beijos.

      Excluir
  21. Oi, adorei o post, não sabia que a J.K. tinha se inspirado em tantas coisas, achei projeto incrível, amei saber essas curiosidades, pois amo essa série de livros <3 Acho muito bacana que os leitores tenham acesso a essas informações.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arthur. Muito obrigada. Fico contente pelo seu agradado. Te entendo, também sou apaixonada pela saga <3. Beijos.

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Amei o post <3 foi muito gostoso descobrir em que a J.K. se baseou. Principalmente em relação ao pomo de ouro!
    Vou aguardar por mais postagens dessa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline. Tudo e com você? Muito obrigada <3. Fico feliz em saber que gostou. Pode deixar, tem muito mais ainda por vir. Beijos.

      Excluir
  23. Olá Jéssica, tudo bem?

    Adorei a publicação, pouco conheço de Harry Potter e a autora J. K. Rowling além dos primeiros filmes da série. Eu pretendo começar a ler HP esse ano, vamos ver se consigo. Eu não sabia que J. K. tinha se inspirado em tantas coisas!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e com você? Muito obrigada. Se você pretende começar esse ano aproveite pra entrar no projeto Hogwarts com a gente. Temos um grupo no facebook sobre isso: https://www.facebook.com/groups/1721979721465594/?fref=ts
      Beijos.

      Excluir
  24. OMG, Jess!!!! Eu não sabia que JK viveu em Porto! Minha mãe está indo para lá em maio e já vou obrigada a incluir essa livraria no roteiro e tirar Muuuuuitas fotos. Adorei saber disso . Hehe,..
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiana. Tudo bem? Que legal! Faça isso mesmo hahaha. Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  25. Nossa, que interessante. Não sabia de várias curiosidades citadas. Ainda não li HP, é uma das minhas metas para esse ano mas sou fascinando pelo universo HP e os filmes são incríveis, portanto é muito válido para mim saber mais sobre. Curti demais o post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Muito obrigada. Se pretende ler ainda esse ano, bora então entrar no Projeto Hogwarts. Temos um grupo no facebook destinado a isso: https://www.facebook.com/groups/1721979721465594/?fref=ts
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi. gostei muito da postagem, para o leitor mais maduro, consegue compreender as referências no texto, mas aqueles que ainda são iniciantes ou com pouca visibilidade de leitura, certamente sentirá dificuldade, logo, seu texto foi bastante informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian. Tudo bem? Muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  27. Hey, Jéssica!

    Acho que HP será maravilhoso de se reler em qualquer época, né? E toda vez que lermos, será como se fosse a primeira. <3
    Que legais essas curiosidades, eu não sabia! A que eu achei mais legal foi a inspiração para o uniforme de Hogwarts. Muito chique a vestimenta dos alunos da Universidade do Porto. *-*
    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra. Tudo bem? Com certeza, está sendo muito bom.
      Sim, o uniforme deles são incríveis, um sonho de qualquer potterhead hahahaha.
      Muito obrigada <3. Beijos, volte sempre.

      Excluir
  28. Oiiiie
    ai que lindo o uniforme, a foto ficou sensacional, lindinha mesmo. Adorei o post e as curiosidades, parece ser muito interessante mesmo, eu curto muito hq apesar de não ter lido e só visto os filmes, mas tentarei mudar isso em breve hehe

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina. Tudo bem? Muito obrigada. Se estiver interessada em começar a leitura dos livros, entre no projeto Hogwarts com a gente. Temos uma página no facebook destinada a isso: https://www.facebook.com/groups/1721979721465594/?fref=ts
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  29. UAU!

    Não fazia ideia disso tudo o:

    Obviamente a curiosidade que mais me encantou fora a inspiração do Uniforme da Universidade de Porto! Um sonho estudar em um lugar assim!!

    Estou me programando para realizar a leitura das obras, até hoje sou uma "Potterhead" somente pelos filmes kkk

    Adorei o post (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda. Tudo bem? Sim, é um sonho mesmo hahaha. Muito obrigada <3. Entre no projeto Hogwarts com a gente, se está interessada em começar a ler os livros. Temos uma página no facebook destinada a isso: https://www.facebook.com/groups/1721979721465594/?fref=ts
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  30. Ainda estou bem chocada com essa revelações, eu não li o livro mais vi todos os filmes um milhão de vezes RSS ! E realmente a saga é incrível, agora fiquei super curiosa pra conhecer essa biblioteca gente , as escadas de Hogwarts é um dos meu lugares preferidos , principalmente quando elas se mechem e trocam de lugar ! Amei quero mais curiosidades ❤👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kerol. Tudo bem? hahaha uauu. Muito obtigada <3. Por que não embarca conosco no Projeto Hogwarts para enfim ler os livros? Já que é tão fã dos filmes. Temos uma página no facebook destinada a isso: https://www.facebook.com/groups/1721979721465594/?fref=ts
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  31. Adorei o post e principalmente as imagens, muito lindo!!! seguindo compulsivamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiola. Tudo bem? Ah que bom! Fico muito contente em saber. Muito obrigada <3.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  32. Também to lendo HP durante o ano, mas comecei ano passado kkk, quero terminar esse ano o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paac. Tudo bem? Que legal! Você está gostando? É uma leitura bem gostosa, não é mesmo?
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  33. Olá,
    Sobre Nicolau Flame eu sabia, não lembro aonde, mas já tinha lido a respeito. O pomo de ouro eu percebi a semelhança, mas não pensei que realmente era por conta da mitologia. Gostei muito das curiosidades.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debyh. Tudo bem? Fico feliz em saber que tenha gostado. Obrigada pelo comentário. Beijos, volte sempre.

      Excluir
  34. Como potterhead, claro que ameeeei o post.
    Mesmo sendo fã já há um tempo, não sabia nem da história do pomo, nem da inspiração dos uniformes e escadas.
    Ameeeei!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catrine. Tudo bem? Que bom que gostou. Fico contente. Muito obrigada <3.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  35. Eu nunca li Harry Potter, por incrível que pareça, mas preciso admitir que eu ADOREI seu post. Super criativo e bem desenvolvido. E afinal, quais fãs não gostam de saber curiosidades sobre seus ídolos, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joyce. Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada <3. Bora então ler com a gente no projeto Hogwarts. Temos uma página no facebook destinada a isso: https://www.facebook.com/groups/1721979721465594/?fref=ts
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  36. Uau, maravilhoso o post. Eu amo o mundo do Harry Potter e saber todas essas curiosidades é muito bom. Fiquei até com vontade de reler a saga. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabel. Tudo bem? Também amo hahaha. Que bom que gostou. Fico muito feliz. Muito Obrigada <3.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir

© Blog Quase Adultas - 2017. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Cute Design.
Tecnologia do Blogger.
http://i.imgur.com/dPkEDcC.png